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Mantenha-se atualizado dos principais assuntos técnicos da Engenharia e Construção Civil
O desenvolvimento da tecnologia de concepção e execução de pisos industriais com fibras têm mostrado uma clara evidência do futuro: até que não seja alterado o atual sistema de movimentação de cargas nas indústrias e centros de logística por empilhadeiras...
O sistema LSI – Lajes Sem Impermeabilização, é uma técnica que concilia planejamento correto, projeto específico e concreto adequado, vem provando que edificações comerciais e residenciais podem dispensar os sistemas tradicionais de impermeabilização.
Os pisos e pavimentos de concreto partem da mesma premissa de qualquer construção: a base ou fundação é um item vital e preponderante para garantir sua estabilidade e durabilidade.
As especificações corretas de um piso podem representar o sucesso ou a falha das operações de uso que sobre ele ocorrem. Essas especificações englobam diversas exigências.
Os pisos de estacionamento de veículos são muito comuns em qualquer tipo de obra, seja em subsolos de edifícios residenciais, locais públicos, shoppings centers, atacadistas e supermercados.
Os aditivos para concreto são comumente utilizados nos concretos de alto desempenho, como os aplicados nos pisos industriais, e devem atender a norma ABNT NBR 11768-1 (ABNT, 2019a). A norma define a nomenclatura em função do desempenho, modificando as propriedades do concreto em seu estado fresco ou endurecido.
Seguindo como o tema de manutenção de pisos e pavimentos, itens a serem verificados na inspeção para verificação de necessidade de manutenção dos pisos e pavimentos rígidos em concreto:
Os pisos e pavimentos de todos os tipos e para qualquer finalidade exigem inspeções e manutenções ao longo do tempo.
Nas obras atuais é comum haver um espaço livre sobre as lajes para a instalação e distribuição de pontos de abastecimentos diversos, tais como hidráulica e esgoto nos pisos térreos ou dutos de eletricidade e dados nos andares superiores.
O espargimento de agregados na superfície dos pisos de concreto, designado popularmente como “salgamento”, é um sistema que visa aumentar a resistência superficial dos pisos de concreto.
O revestimento de pisos de concreto com pinturas é uma prática muito comum em pisos onde há altas exigências devido à agressividade de agentes externos. Exemplos são locais com incidências de quedas de produtos químicos de diversas categorias, que necessitam de uma limpeza rápida, ou de salas limpas farmacêuticas e de alimentos.
A drenagem é um sistema vital para a durabilidade dos pisos e pavimentos de concreto. Porém, antes de falar sobre drenagem, temos que voltar à primeira etapa dos projetos de pisos e pavimentos, partindo das características do solo e sua estabilidade.
A utilização do sistema de pisos sobre estacas ou piso estaqueado, como também é conhecido, tornou-se muito comum nos últimos anos. Para entender a tendência de uso desse sistema construtivo, vamos ao início da concepção de qualquer obra, seja industrial, logística ou até residencial, levando em conta a escolha do local e aquisição do terreno.
Os endurecedores de superfície inicialmente eram utilizados na recuperação de pisos. Porém, devido aos ganhos de resistência e durabilidade, passou a ser recomendado também sua aplicação em pisos novos.
A concepção de bases de pisos e pavimentos feitas com agregados compactados influi de forma determinante no comportamento e na performance do produto final, resultando no sistema completo de piso e pavimento.
Desde os anos 1800 há registos de obras realizadas com sistema de mistura de agregados com aglomerante, compactado por meio mecânico. Existem indicações bem mais antigas, mas infelizmente sem registros detalhados dos procedimentos.
Com a dificuldade de fornecimento de vergalhões e telas de aço e o alto preço, uma excelente alternativa torna-se ainda mais interessante pela vantagem econômica direta. Que tal substituir vergalhões e telas de aço na sua obra com um material inovador que não oxida, é mais leve e ainda tem outras vantagens técnicas?
O Projeto Sírus Sincroton LNLS é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. A Monobeton, fez parte desse importante projeto e decidiu resgatar o artigo técnico elaborado para o 60º Congresso do Concreto Brasileiro do Ibracon.
Desde o início da pandemia da COVID-19, surgiu a questão da falta de aço, cimento e asfalto para as obras em andamento e também para as que se iniciam.
Dando sequência ao nosso último artigo sobre as microfissurações, vamos nos aprofundar no tema da cura do concreto.
As microfissuras no concreto são um fator muito comum na execução de qualquer grande estrutura a base de cimento Portland, principalmente nas primeiras idades, por conta da perda de água na mistura. Esse fenômeno é conhecido como retração plástica por exsudação. Esse é o causador mais comum das microfissuras.
Concreto resfriado ou com água gelada e/ou gelo, ou ainda resfriado com nitrogênio, é um concreto para usos específicos - indicado para aplicação em estruturas de grandes dimensões, tais como, blocos de fundações, bases de equipamentos, barragens, bases para torres eólicas, lajes ou pisos mais espessos (radier p ex.), entre outros.
Os pisos em geral, principalmente os destinados à movimentação de mercadorias, precisam atender parâmetros de desempenho e durabilidade, atendendo também a padrões de nivelamento e planicidade, conforme suas utilizações.
Normalmente, recomendamos que seja executada uma placa teste antes de uma grande obra de piso industrial. A placa teste tem o objetivo de um “ensaio geral antes do show”.
O melhor piso industrial para uma determinada obra não será exatamente é o melhor piso possível. Pode ser considerado “o melhor piso” o que atende todas as necessidades do usuário final com a relação custo-benefício escolhida pelo proprietário ou investidor.
Sempre haverá argumentos para defender os pisos com maior ou menor número de juntas, em função de custos de implantação, frequência de manutenções de juntas e dos equipamentos, aspectos visuais e segurança quanto aos carregamentos e utilização.
As camadas de concreto sobre lajes podem ser divididas em dois tipos básicos com atenções diferenciadas: Camadas de solidarização ou camadas de enchimento.
O grande atraso na programação de entrega de tela de aço para reforço de pisos e pavimentos tem gerado problemas para os cronogramas das obras em execução. Além disso, temos recebido relatos de consideráveis aumentos de preços.
Como lidar com essa dificuldade inesperada a curto prazo? E como prever as consequências e adaptar-se à nova realidade? Quanto vai durar essa dificuldade, e como vai ficar quando passar? É sobre isso que vamos falar um pouco nesse artigo.