Durabilidade dos pisos e pavimentos baseada nos subleitos e sub-bases

durabilidade-pisos-pavimentos.jpeg

Os pisos e pavimentos de concreto partem da mesma premissa de qualquer construção: a base ou fundação é um item vital e preponderante para garantir sua estabilidade e durabilidade. No caso dos pisos industriais ou dos pavimentos, sejam eles flexíveis, rígidos ou intertravados, muda apenas a nomenclatura, sendo a base ou fundação chamada de subleito e sub-base.

Ambos são de extrema importância na vida útil dessas estruturas, sendo construídas com diversos procedimentos e tecnologias de execução. É sobre elas que vamos falar hoje neste breve artigo técnico.

Subleito

Consiste no preparo do solo resultante dos serviços de terraplenagem, suas correções e adequação para a execução das camadas estruturais intermediárias, através do reforço do solo ou preparo do subleito.

Os procedimentos são a substituição de solos inadequados, remoção de pedras, raízes e demais materiais que possam prejudicar o desempenho do piso final, até a profundidade necessária para o suporte dos carregamentos.

O gráfico anexo é chamado de bulbo de tensões, mostrando como as cargas se propagam para as camadas inferiores.

bulbo-tensoes-subsolos.PNG

Sub-base

Consiste na execução de camada de maior capacidade de carga, para a adequada transferência das tensões provenientes da camada de concreto do piso ou pavimento para as camadas inferiores (solo, reforço do solo e subleito).

A sub-base é uma camada de material mais nobre que o solo natural, que pode ser: solo reforçado com fibras, solo com baba de cupim, solo cal, solo cimento, brita graduada, brita tratada com cimento, concreto compactado com rolo, concreto magro ou estrutural.

Executados o subleito e a sub-base, baseados no escopo de uso geral do piso ou pavimento que está sendo construído, permite-se otimizar ao máximo a próxima camada estrutural de concreto, que visualmente é o piso que aparece na obra. Porém, não há como garantir a qualidade final de um piso ou pavimento de concreto sobre subleito e sub-base ruim ou insuficiente para garantir a distribuição correta das tensões.

Para resolver esses problemas dos solos ruins, ou seja com capacidade de carga insuficiente, existem diversas tecnologias para reforços de sub-base e subleitos, tais como as camadas de estruturação com uso de geotecidos, geotêxteis, geogrelhas e geocélulas, as camadas de agregados ou solos aglomerados com agregados reciclados, solo cal, solo cimento, solo com aglomerantes químicos ou “baba de cupim”, e também os sistemas de drenagens.

camadas-subsolos.jpeg

Infelizmente o subleito e a sub-base são frequentemente negligenciados, apesar de indispensáveis para se obter desempenho, durabilidade e baixo custo de manutenção nos pisos e pavimentos. Às vezes, por falta desse conhecimento e por motivação de economia na obra, o dimensionamento e a execução adequada do subleito e da sub-base são deixados de lado, priorizando o aspecto visual do piso a curto prazo.

 

Na Monobeton, defendemos sempre a visão sistêmica do piso ou pavimento, incluindo todas as camadas para otimizar o conjunto em termos de capacidade e durabilidade.

Quer fazer um estudo completo e sistêmico para os pisos e pavimentos de sua obra? A Monobeton é especialista neste tipo de estudo, apresentando alternativas otimizadas para cada caso!