Pisos com “salgamento” ou espargimento de agregados

salgamento-pisos

O espargimento de agregados na superfície dos pisos de concreto, designado popularmente como “salgamento”, é um sistema que visa aumentar a resistência superficial dos pisos de concreto.

 

A prática antiga surgiu na época em que os concretos especificados eram de menor resistência. O processo acabou sendo conhecido por denominações conforme o fabricante dessas misturas, “Korodur” e “Durbeton” eram os mais comuns, e até hoje são citados para designar o procedimento e produto.

 

A mistura de agregados, que pode ser adicionada com cimento ou não, possibilita o lançamento durante a fase de espera entre o lançamento, adensamento e primeiro desempeno do concreto fresco ou no início das operações de sequência de desempeno e acabamento.

 

A durabilidade e preservação de bordas das juntas é, sem dúvida, o grande ganho deste sistema, além da melhor resistência à abrasão.

 

Por ser um processo em geral ainda muito manual, acaba incrementando a quantidade de mão de obra para sua execução, além do custo dos materiais utilizados. Hoje em dia, utilizam-se equipamentos específicos (“spreaders”) para o espargimento de agregados, que dão uma maior uniformidade e garantia de qualidade do processo. O uso destes equipamentos vem crescendo no Brasil, seguindo a tendência internacional.

lapidação-piso

Os pisos em concreto podem ser especificados com diversas resistências de compressão e de tração na flexão para suportar as mesmas cargas. Se as resistências são elevadas, e consequentemente de espessuras menores, há alguns inconvenientes como maior retração e maior módulo de deformação. Isso torna o piso mais sujeito a fissuras, necessitando assim de mais armaduras ou maior volume de fibras para controle dessas fissuras. Nesses casos de concreto com alto volume de fibras, também se utiliza o tratamento por “salgamento” para evitar a presença de fibras na superfície.

 

O “salgamento” também pode ser efetuado para melhora da resistência à abrasão nas áreas de maior tráfego, como curvas mais acentuadas ou áreas de manobras onde há o arrasto das rodas das carretas. Enfim, todas essas situações de maior abrasão exigem tratamento adequado da superfície por alguma tecnologia.

 

Hoje em dia, com a atual tendência de pisos mais lisos e planos, há também a possibilidade de tratamento adicional de polimento diamantado da superfície com a lapidação, que no caso de pisos com “salgamento” ajuda a expor os agregados para dar um aspecto de sofisticação estética, com variações de colorações e tamanho das pedrinhas expostas.

A Monobeton é especialista em soluções para pisos industriais e comerciais. Tem alguma obra deste tipo? Solicite um estudo técnico.