Fatores Determinantes a serem inspecionados nas Manutenções de Pisos e Pavimentos em Indústrias e Galpões Logísticos

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Seguindo como o tema de manutenção de pisos e pavimentos:

Itens a serem verificados na inspeção para verificação de necessidade de manutenção dos pisos e pavimentos rígidos em concreto:

  1. A cada 6 meses no máximo, inspecionar as juntas onde ocorre tráfego de veículos e empilhadeira, verificando o estado do selante aplicado e eventuais quebras de bordas ou perda de aderência do selante. Nesse caso a manutenção é urgente, pois seus custos e danos crescem exponencialmente;
     

  2. Perda de brilho ou de acabamento superficial nos casos de pisos internos, em especial nos trechos com curvas ou rotação das empilhadeiras sobre seu eixo. Isso ocorre nas áreas de docas, entradas e saídas de corredores entre estantes, além das áreas de carga e descarga de caminhões. Nesse caso, se houver somente a perda de brilho, pode-se reaplicar agente cristalizante para evitar a propagação rápida da perda de material cimentício e o início de arrancamento de partículas menores da superfície. Esta inspeção pode ser anual, e a reaplicação nessas áreas ou em todos os corredores e áreas de manobras é essencial. Falaremos sobre os produtos em outro artigo;
     

  3. Fissuras, se existentes e tratadas, ou novas fissuras: é essencial esta verificação anualmente, acompanhando se o tratamento anterior está em bom estado, ou se precisa de complementações por perda ou derivação de ramo de uma fissura. No caso de novas fissuras observadas, consultar o projetista do piso sobre as eventuais causas e como reparar. Há indicações preliminares importantes, como as observações se a fissura está em processo de evolução e sua forma. É importante tirar fotos com um objeto ao lado para referência de abertura, mostrando “desenho” de sua trajetória ao longo da placa afetada;
     

  4. Com as informações acima, pode-se estimar as causas de forma remota. Quando necessário, solicitar visita técnica do projetista;
     

  5. Importante atender as especificações de como corrigir estas fissuras, para se evitar a perda de sustentação e quebras maiores, em especial nas quinas de encontros entre juntas ortogonais, transversais aos sentidos de tráfego das empilhadeiras ou veículos, e nos corredores entre estantes porta pallets.

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Vale relembrar que o concreto, após seu acabamento e total endurecimento, inicia o processo de envelhecimento, seja por desgaste, por agressão de ácidos e combustíveis ou lubrificantes, ou por processo natural de reação com os produtos da atmosfera (o CO2 em especial), quando os compostos do cimento do concreto já hidratados (reagidos), interagem com o ambiente e formam novas combinações de materiais minerais.

Daí surge a importância da aplicação de agentes cristalizantes, denominados “endurecedores” erroneamente, que cristalizam com os materiais disponíveis do concreto, formando partículas menos sensíveis ao desgaste. Desta maneira, diminuem a porosidade superficial e incrementam o brilho.

Em outro artigo, falaremos mais sobre os materiais utilizados nas manutenções.