Aditivos para concreto em pisos industriais

aditivos-para-concreto-pisos-1.jpeg

Os aditivos para concreto são comumente utilizados nos concretos de alto desempenho, como os aplicados nos pisos industriais, e devem atender a norma ABNT NBR 11768-1 (ABNT, 2019a). A norma define a nomenclatura em função do desempenho, modificando as propriedades do concreto em seu estado fresco ou endurecido.

Neste breve artigo vamos fazer alguns comentários sobre os benefícios dos principais aditivos utilizados nos concretos para pisos industriais.

aditivos-para-concreto-pisos-2.jpeg

- Modificadores de trabalhabilidade: plastificantes, polifuncionais e superplastificantes;

- Densificadores / incorporadores de ar: conforme a necessidade para áreas de maior tráfego ou áreas sujeitas a gelo e degelo;

- Redutores de retração: para redução das potenciais causas de retração do concreto;

- Compensadores de retração: expansores controlados para compensar as deformações experimentadas nas fases críticas de retração, nas idades iniciais;

- Polímeros modificadores: diversas formulações para ganhos de resistência ou elasticidade;

- Aditivos de auto cura (self-curing): adições minerais ou orgânicas que garantem ganhos de resistência ao longo do tempo por manutenção de níveis de umidades para as reações de hidratação do máximo teor de cimento disponível.

Além desses, há as adições potenciais de complementos aglomerantes, como as sílicas, pozolanas, metacaulinitas e outros, que serão assunto para outro breve artigo.

aditivos-para-concreto-pisos-3.jpeg

Para os pisos industriais, há necessidades de:

- Altas resistências mecânicas iniciais e principalmente finais;

- Controle de fissuração nas fases de endurecimento do concreto e sua estabilidade volumétrica;

As variações mais comuns são a taxa de evaporação de água que gera as fissurações plásticas, além da mudança no tempo de pega e trabalhabilidade do concreto, que a longo prazo prejudicam a qualidade final dos pisos de concreto.

Os aditivos para concreto, se usados adequadamente, podem ajudar a otimizar o desempenho dos pisos industriais.

Quer saber mais sobre o uso de aditivos adequados para seu piso industrial de concreto? A Monobeton tem muito conhecimento e experiência com esses assuntos, podendo contribuir para otimizar o uso dos aditivos em função do desempenho do piso.